segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Votos de ânus novo

Então que meio que estamos em recesso e voltaremos semana que vem (ou não) pra começar a falar dos estaduais. Que em 2009, nossos times não nos façam passar vergonha, que nós não sejamos rebaixados de novo (menos o Fluminense que ainda deve a série B) ou pela primeira vez, que nossos campeonatos não sejam apenas casa de repouso para sêniors e berçários para juniores,que o Dunga páre de dar a bunda pro Ricardo Teixeira e que Muricy Ramalho, o técnico, o mito, a lenda, o sérgio mallandro cover do Guarujá, o cara dono de cachorrinhos de gênero duvidoso, o cara tricampeão brasileiro, o muso do brasileirão do litoral paulista, finalmente assuma a seleção e dê surra de gato morto nesses jogadores preguiçosos filhos da puta até o gato voltar a miar.



Até 2009, garele!

Momento "Crème de la Crème" 2008

2008, ano que voou e blablablá, ano de um dos campeonatos brasileiros mais mal disputados (ainda que tenha tido um certo frisson no final), ano cuja retrospectiva teve muito sangue e lama, ofereceu uma das melhores, senão a melhor cena que poderia ocorrer no esporte bretão.
Assim, Lulinha, você é o astro do Momento Crème de la Crème 2008 do nosso blog. Parabéns!




A cena em questão foi vista e revista zilhões de vezes pela equipe de Chuteira de Salto e Minissaia que, não contente em apenas apreciar, ainda reproduziu o mico durante o rega-bofes de lançamento do projeto Y!Posts.


Lila curtindo a váibe do Lulinha

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Remember my name: Fame

Na última quinta, fomos gentilmente convidadas pela assessoria de comunicação do Sportv para um encontro com personalidades do canal, trocar aquela idéia de divertida, falar besteira e dar uma aparecida de leve (no meu caso, claro).

Além de Joakina, AndreaH e eu, foram mais pessoas de outros blógues do ramo (links em breve) e todos celebraram, assaram carneiros e foram felizes. Abaixo, as fotos de toda a galhofa da boleiragem-torcedora-despretensiosa.



O baile todo


Mulherada reunida


Não basta cair de divisão, né?


Botafogo, Flamengo, Vasco... Hmmmm

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Mumm-Rá




Jogador com síndrome de "Mumm-Rá, O de Vida Eterna" me irrita...


Tiop, o cara sabe que já deu o que tinha pra dar (*oi*), pode comprar o carro que quiser, ter uma puta casa onde quiser, pode jogar futevolei to-dos os dias, pode pegar um avião e ir curar a ressaca em Bali, pode pegar E comer todas as gostosas que passam na sua frente, ou seja, tem a vida que pedimos pra Deus diariamente e aos 37 anos de carroceria quer continuar jogando...

O ÚNICO que pode se dar ao luxo de fazer isso chama-se Dadá Maravilha e pronto!!

Dynamite, por favor, gordo (um já tá no Timão) e velho NÃO!



Depois eu falo sobre a segundona...



Dos personagens

Agora que só temos uma meia dúzia de campeonato em horários impossíveis para que pessoas de bem acompanhem, podemos elucubrar sobre aquelas personagens irritantes que nos atormentam durantes partidas.

Noronha wannabe: é aquela pessoa que sabe de tudo que há para ser sabido sobre futebol. Até pra toque de ladinho ele tem uma explicação. A real é que ele é um tremendo chato que só fala abobrinha e incomoda quem está mais ocupado prestando atenção na partida.

Ópio do povo: é aquele que diz detestar futebol, mas sempre tá no bar com a galera vendo o jogo e passa todos os minutos reclamando do quanto o futebol é alienante e que as pessoas não conversam mais e blablabla. Ele sabe qual a intenção da galera. Mas vai de qualquer jeito, só pelo prazer da perturbação. Mas, por incrível que pareça, ainda é menos chato do que o Noronha.

Namorada participativa: Ela não sabe nada de futebol, mas tá lá, com camisa e bandana et cetera e tal, pra acompanhar o bofe dela. E acompanhar o bofe significa necessariamente dar gritinhos histéricos por qualquer lance. Qualquer um. Falta na intermediária? Vozinha estridente grita PENALTI!; bola recuada pro goleiro? AAAAAAAH!; chutão zunido quase na minha casa? UUUUUH QUAAAASE. Ela só repete qualquer coisa que o namorado venha a dizer, pra pagar de antenada no esporte, mas a real é que ela preferia estar fazendo compras - ou as unhas - durante a partida.

Pirigueti: ela vai ao estádio sempre em dupla com alguma amiguinha igualmente cachorra. Roupas justas, saltão, cabelo impecável, argolas, maquiaquem, chiclete. Parece mais que está indo a boate. Fica rodando pelas torcidas, escolhendo um local mais promissor de rapazes e quando acha esse local fica posando de gatinha, fingindo que sabe os cantos e pulando só pra se mostrar faceira pros amigos. Nunca vi dar certo, mas vai saber.

A real é que qualquer desses tipos numa proximidade sufocante exige um certo auto controle. Mas a quilômetros de distancia e torcendo pra algum adversário, chega a ser engraçado, até. E você, conhece mais algum grupo incômodo?

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Ah se eu pudesse e meu dinheiro desse III

Pois é. Entressafra nesse Brasilzão de meldels e toma de encher lingüiça, porque de transferência todo mundo está lendo, né?

Essa seção é dedicada a fotos infelizes e legendas desgraçadas.

A chamada diz que Roque Jr pode dar novo adeus ao Parmêra. Já a foto...


Sedução, tesão, libido, no ar...


O Manchester chegou ao Japão para o Mundial, e o ge.com me diz que Cristiano Ronaldo distribui autógrafo a fãs. Agora analisemos a evidência:


Mas que nojo ter que pegar nesses trapos de POLIÉSTER!

O Dynamite disse que daqui pra frente, tudo vai ser diferente e muitos aprenderão a ser gente. Sei não...


Vamos começar do zero, redefinindo modelos e tecidos e com costura reforçada

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Como tentei entrar no Conselho Deliberativo do Inter

Como acabou o futebol, vamos à questões importantes fora das quatro linhas, mas ainda relativas a paixão de nós todos. O texto abaixo trata de como tentar mudar o que incomoda é bem mais fácil do que a gente pensa.

*****

Eu não entendia. Do alto dos meus oito, nove, dez anos, não conseguia explicar porque o time que eu e toda minha família torcíamos não vencia nada, e eles, sim. Parecia injusto demais ver aquela gente vestida de azul comemorando e dizendo que eles já tinham de tudo, enquanto eu nunca tinha visto meu time vencer nada. Até que eu tomei a decisão fatal.



"Pai, um dia vou ser presidente do Inter."



"Tá, Francisco. Agora pega tua mochila e vamos pra aula."



Era mais ou menos assim que eu passava os dias nos idos de 1995, ano negro na história do futebol mundial. E, com o passar do tempo, a sensação de que ALGO deveria ser feito se tornava cada vez mais presente, mesmo que eu não soubesse muito bem como agir.



(Aqui, um corte de dez anos no tempo)



2005. Pela primeira vez, consegui um emprego em que eu ganhasse mais do que um mendigo que trabalha só nos finais de semana. E a primeira ação depois disso foi bastante óbvia: me associei ao Inter. Todo mês, trinta pilas saíam direto da minha conta para os cofres do Sport Club Internacional, garantindo meu espaço em qualquer jogo que eu conseguisse ir — e mantendo viva aquela esperança de, um dia, fazer a diferença pelo time que eu amo.



Pois chegou o momento. Neste sábado, 25 mil pessoas na minha situação vão escolher o novo presidente e 150 conselheiros pro clube. E eu sou um dos candidatos a entrar no Conselho Deliberativo, da forma mais inesperada e pitoresca possível: através de uma chapa formada exclusivamente por "gente da internet".



Explicando: como em qualquer clube, o CD do Inter é formado basicamente por

a) políticos querendo se promover

b) gente pública se aproveitando do nome para aparecer

c) amigos dos amigos



O problema é que falta uma categoria nessa relação: a dos torcedores. Incomodado com isso, tomei conhecimento, através de um blog, de uma chapa formada por gente que se conheceu através do orkut, de blogs de colorados, e que começou a freqüentar jogos juntos. Essa gente decidiu que quer fazer parte do clube, da mesma maneira que eu pensava quando tinha dez anos. E decidiram tirar a bunda da cadeira para fazer algo.



A partir daí, foi só trocar alguns emails, concordar em integrar a nominata para participar e pronto, estou inscrito. Sou o 47º de uma lista de 150 nomes, com chance próxima a 0,000001% de entrar no CD nesta eleição. Afinal, faço parte de um movimento pequeno, quase desconhecido, mas que está buscando seu espaço. Se conseguirmos colocar os 23 candidatos que a cláusula de barreira impõe como mínimo (15% dos votos), já será uma vitória imensa. E um primeiro passo para cumprir a meta tão solenemente estabelecida quando eu tinha 10 anos e nunca tinha vencido nada.

P.S.: O link para o site da chapa é http://interchapa3.com.br/. O blog que eu descobri a chapa, e onde grande parte se conheceu, é o http://bolavermelho.blogspot.com.

Francisco Luz tem 23 anos, é estudante de jornalismo colorado e fuma aquela bosta de L&M que ainda por cima é azul.

*****

Então, se você é colorado e associado, taí uma chance de começar a mudar.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Futebol S/A


Um país pentacampeão deveria, por obrigação, ter seus clubes de futebol como exemplos de empresas muito bem sucedidas, obrigada. Mas não é bem por aí.
Nos últimos anos, temos percebido a real profissionalização deste segmento responsável por um giro monetário gigantesco por estas bandas tupiniquins. Mas ainda não somos exemplos administrativos. De que adianta ter uma molecada que já nasce com a bola no pé se não temos dirigentes capazes de conduzir os clubes com maestria e fazer deles verdadeiras engrenagens financeiras que alimentariam não só seus bolsos?
Temos um Estatuto do Torcedor em vigor nem sempre respeitado, empresários que vendem jogadores como se fossem bois... Enfim, uma estrutura de time peladeiro, mesmo.
Na contramão desta desgraceira toda, surge o Sport Club Internacional preocupado há tempos não só com seu time, mas com o seu todo. Ontem veio a coroação: o certificado ISO 9001, prova de que o clube investiu na qualidade dos serviços prestados.
Outras agremiações já receberam o papel, é verdade, mas nenhum fez por garanti-lo. A promessa do Inter é fazer de tudo para que os processos de qualidade sejam aprimorados, o que, de imediato, já garante a satisfação do sócio. A curto e médio prazo pode trazer mais parcerias ao clube. A longo prazo, só alegrias.
Há algum tempo, o São Paulo também se mostrou menos amador que os demais. Prova disso é a quantidade de canecos que o anfitrião do Morumbi colocou na sacola nos últimos anos. No início do Brasileirão deste ano, chegou-se a falar em crise no tricolor paulista, a torcida pressionando Muricy Ramalho e a diretoria, de certa forma, o blindou. Trabalho e confiança levaram a bambizada da quase-lanterna do campeonato ao degrau mais alto. Se o amadorismo comum ao nosso futebol tivesse imperado, talvez o melhor técnico da atualidade, na minha opinião, tivesse sido jogado aos leões e... Onde estaria o São Paulo agora? Who knows...
Corinthians parece ter começado a entrar nos trilhos com a Segundona. Depois da vergonhosa MSI e da administração mais fraudulenta impossível de Alberto Dualib, parece que tem surgido um novo Corinthians mais maduro, mas longe de ser uma S/A como Inter ou São Paulo. Na verdade, o alvinegro do Parque São Jorge aprendeu a lidar com o marketing, outra frente capaz de amparar a administração. Ou de financiá-la, o que também é muito importante. De agremiação de futebol a uma quase indústria têxtil, foi um dos clubes, senão O, que mais lançou camisas, camisetas, camisetinhas com a marca do clube. E não foi tiro n'água como muitos pensavam. Ser "corinthiano roxo" tornou-se rentável para o Timão.
Exemplos de administração, qualidade e marketing. Será que finalmente aprendemos a enxergar que não adianta mais sermos somente bons boleiros? Precisamos, sobretudo, sermos empreendedores.

ADENDO: Corinthians fechou mesmo com o Ronaldo, ex-Ronaldinho, atual Ronalducho pelo próximo ano. Adivinhem qual a primeira coisa que fizeram? Lançaram a camisa 9 com o nome do jogador! E viva a venda de camisetas pra pagar estes contratos inexplicáveis!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

sábado, 6 de dezembro de 2008

Glória do desporto nacional

Na última quarta o Sport Clube Internacional foi a campo atrás de um título inédito não só para sua história, mas também para o futebol brasileiro: a Copa Sul Americana. Muitos dizem que é a segunda divisão do continente, mas ainda assim é um título internacional, que dá dinheiro e visibilidade.

A trajetória do Colorado na Sulamiranda é impecável, só perderam um tempo do jogo de 180 minutos da final. Despacharam grandes nomes como Grêmio, Boca e o próprio Estudiantes - que mesmo não mordendo ninguém há algum tempo tem aquelas coisas místicas de camisa e torcida e copeiragem e peleadorismo. Não importa que alguns tenham usado reservas em jogos: o Colorado fez todo o dever de casa na disputa e mereceu a taça que agora descansa junto com a Liber e a do Mundial na beira do rio.

Confesso que não acompanhei a Sula por compromissos em vermelho e preto, mas assisti ao último jogo. E que jogão, meu Deus do céu. E que time bom esse do Inter. Realmente uma pena que tenha demorado a engrenar, pois poderia estar em posição muito mais confortável na tabela do Brasileiro, mas cada um priorida o que bem entende: eles não encaixaram pro campeonato nacional, foram para o plano b e levaram. Com muito mérito, inclusive.



E, mais uma vez, a mui leal e valerosa Porto Alegre amanheceu vermelha. Mesma cor que acabou por tingir parte da América do Sul nessa última quinta-feira. Sinceros parabéns ao Internacional que merece mesmo que vivam a exaltar.


P.S.: Mais relatos sobre a conquista colorada podem ser achados aqui e aqui.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Chamando à razão

Prezada Nação Rubro-Negra,


Estou sem palavras para qualificar esse ato. Chateados estamos todos, mas esse tipo de postura não tem um pingo de fundamento.

E, falando numa linguagem que vocês compreendam: POUCO ME FODO para o Vasco, o Patético-PR e rebaixamento. Me importo com a vaga para a Libertadores, que deveria ter sido conquistada na última rodada, quando eles entregaram um jogo que venciam com 3 gols de diferença.

Esse comportamento de vocês rebaixa nosso Flamengo à condição de timinho. E se é pra esse tipo de agremiação que vocês curtem torcer, mudem a opção ae, porque o meu Flamengo é muito maior do que esse tipo de bárbarie.

Aliás, o Flamengo é a única coisa que importa e ele está no páreo para a Libertores. A quinqüaségima edição, inclusive. É isso que eu quero. Estar entre os maiores do Brasil e do Continente. E se o que vocês querem é acompanhar a segunda divisão, o Duque de Caxias deve estar precisando de torcida, viu? Serão bem vindos, com toda a certeza.

Se é para vandalizar a sede, que seja com um protesto pertinente ao clube. Se é para apoiar o Atlético-PR, sai ônibus para Curitiba diariamente.

No mais, aprendam mesmo a ser gente e que a torcida do Flamengo não é feita só de boçais como vocês. E, pro caso es sobra tempo livre, sempre há louça a ser lavada e terreno a ser capinado.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

separados no nascimento


fala sério, ninguém nunca reparou como esses dois são iguais? o mesmo jeitão largado, aparentemente aéreo, a mesma (falta de) classe, repara bem! só espero que os dois não sejam iguais também quanto aos métodos usados para atingir seus objetivos, eheheh... porque já que tem que ser um tricolor, pelo menos que seja na honestidade!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Um Pouco de História Verde ou Como Ser um Verdadeiro Estraga-Prazeres

É impressionante como o Goiás consegue ganhar destaque nas últimas rodadas do Brasileirão. Pelo menos nos últimos 4 anos, contando com 2008... Não importa se a performance do clube foi mediana, não brigando em nenhuma das pontas da tabela, mas ele sempre é O Cara.
Este ano, a última partida do time goiano será contra o São Paulo que só depende de si mesmo para ser campeão. Mas basta a estrelinha do Goiás brilhar um pouquinho mais na cidade de Gama, para que o São Paulo tenha de rezar também pelo santo do Atlético Mineiro para que o Grêmio não consiga 3 tentos em pleno Olímpico Monumental na última rodada.
Em 2007, para não ser rebaixado, Corinthians precisava vencer o Grêmio em Porto Alegre e torcer para que o Goiás despachasse o Inter no Serra Dourada. O verdinho cumpriu sua parte no acordo, mas o Corinthians não. Devido a isso, foi passear pela Segundona em 2008.
2006 foi o ano em que o verdinho goiano perdeu dentro de casa por 2 a 0 para o tricolor paulista na 35ª rodada, deixando o São Paulo a apenas um ponto do tetracampeonato nacional. Na rodada seguinte, Atlético Paranaense arrancou o empate do São Paulo no Morumbi, mas o tricolor só precisava de um ponto mesmo. E ali sagrou-se campeão com duas rodadas de antecipação.
Em 2005, quase que o Goiás estragou a festa do que seria o quarto título nacional do Corinthians. Foi aquele campeonato conturbado, com venda de resultados, MSI e tudo de mais podre do reino da Dinamarca. Aliás, a última rodada deste campeonato foi marcada pela cor verde. Goiás ganhou do Corinthians por 3 a 2. O Inter, por sua vez, não fez a lição de casa e perdeu para o Coritiba por placar simples, porém funcional, de 1 a 0.


Aliás, enquanto eu escrevia sobre o Goiás, notei que o Colorado também apareceu em quase todas! É o vermelhinho junto com o verdinho... E isso me lembrou a querida Lusa que entregou o ouro pro bandido no Canindé e realmente vai passar umas férias no spa da Série B. Triste!

Água no chope

E os pontos corridos estão geniais. Não tem final, mas nada está definido até a última rodada do campeonato; temos noção do que pode acontecer, mas ninguém levou taça para casa.

O Flamengo, que já desisitiu de tudo nesse campeonato entregou o empate ao Goiás quando o Caio Jr decidiu que o Fierro seria uma ótima opção pro lugar do tremendo vacilão e a avenida aberta naquele lado do campo facilitou a reação goiana. Afinal de contas, eles sabem fazer gol na mesma medida que sabem explorar falhas. Bom pra eles, pior pra nós, que seguimos fora da zona de classificação.

O Grêmio foi ao Vale do Aço e, pra variar, nem tomou conhecimento do Já Rebaixado. 4x1, adeus, Ipatinga. E, da próxima vez que subir à série A, faça-nos o favor de não cair no estadual. Talvez, assim, minha implicância seja menor.

Outro time que carimbou o passaporte para o Brasileirinho foi a Lusa. Eles até tentaram, mas não combinaram com o Sport e o empate praticamente tirou as chances de permanência da Portuguesa na elite do futebol nacional.

Ainda na área que leva a Segundona, o Vasco conseguiu vencer fora de casa, o filho do Seu Keirri não marcou nenhum gol, mas continua lá, em décimo oitavo. É aquela coisa, quando tudo está desfavorável, urubu de baixo, suja o de cima. As vitórias de Nautico e Figueirense impediram o Almirante de respirar aliviado nessa rodada e todos jogam tudo semana que vem, tentando fugir do rebaixamento.



E, finalmente, o jogo que eu vi: o Fluminense ignorou completamente a Festa do Hexa armada do Morumbi e chegou, cheio de ódio, querendo os 3 pontos. A moça carioca poderia ter ganhado o jogo, porque estava bem melhor em campo, mas Conca não estava muito inspirado e o Washington conseguiu desperdiçar TODAS as chances que teve. Poderiam ter ganhado, não fosse uma bobeada mosntra do Fernando Henrique. E aqui fica a dica: se a bola vem na tua direção, VAI. PRA. CIMA.

No mais, me resta agora torcer por Grêmio e Goiás como se o amanhã não houvesse. Sou magoada e me recuso a achar legal que o São Paulo ganhe qualquer coisa. Mesmo que seja par ou ímpar.