segunda-feira, 27 de abril de 2009

E lá vamos nós

Com o empate ontem, temos uma final no carioca com tudo igual. Não sei, to meio desempolgada disso tudo, mas claro que sofri, claro que me irritei deveras e claro que reclamei do Flamengo durante 90 minutos.

Sobre Juan, digo que achei demasiado, desmedido, mas não desnecessário de todo, mas eu sou flamenguista e a opinião nesse assunto não conta. Ms também não tou aqui pra fazer nenhum juízo de caráter de ninguém.

No Mineiro, as Smurfetes estão com a taça em casa quase, afinal 5x0 no primeiro jogo é praticamente para gritar é campeão. Pelo que me disseram, o Atlético estava completamente apático, o que só confirma a tese de que quem grita é campeão na terra do pão do queijo são mesmo os cruzeirenses.

Em São Paulo, Ronaldo marcou 2 e só se fala em outra coisa. 3x1 a Corinthians e dificilmente o Santos reverte esse placar num Pacaembu lotado e caldeironizado. Todos os ingressos forma vendidos em 2 horas, pelo que nos informa a mídia especializada.

E no meio de semana, mais uma rodada da Copa do Brasil, mas disso só falo quando estivermos com menos times, que fica menos embolado e complicado acompanhar. Assim, pras pessoas que têm alguma outra ocupação que não a de somente assistir futebol.

Stay beautiful, rapaziada.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Fiel, o Filme

Fiel, o Filme: finalmente eu vi. E confesso que gostei muito. Não só pela declaração explícita de amor ao Todo Poderoso, não. Porque, como disse à truta de trabalho, é necessário confessar que talvez eu tivesse ido assistir mesmo que o mote fosse São Paulo, Santos, Palmeiras ou Asa de Arapiraca.
Só quem já pisou a arquibancada de um estádio reconhece a verdadeira emoção das cenas iniciais do filme: os passos cada vez mais rápidos em direção ao templo do futebol. Chinelos, tênis, sandálias. Faltaram ainda os pés descalços, sempre presentes no pós-jogo, afinal... Como vocês acham que o cidadão que arremessou as Havaianas no bandeirinha safado vai pra casa?
O fanatismo, as mandingas, a esperança, a alegria, a tristeza, o orgulho. Tudo ali na telona, despejado em nossos colos numa verdade nua e crua que emociona. Porque todos se identificam com algum personagem desta história da vida real.
O mano, o playboy, a patricinha, a mana, o casal do time, o casal de times opostos, o pai, o filho, a filha. Todos os tipos estão contidos não só no filme, mas nesta torcida que não é a que canta e vibra nem a que até a pé irá. Torcida, sim, que bate no peito e diz com todas as letras aqui é curíntia, numa releitura peculiar da língua mãe.
Fiel retrata com propriedade a alma corinthiana, o âmago. Da tristeza da queda, quase que totalmente incoberta pela orgulho inabalável da "torcida que tem um time" e que jamais se cansou de cantar que jamais abandonaria o Coringão porque sempre o amou (e sempre amará), até a volta à elite.
Claro que, como todo filme, Fiel possui alguns ápices como:
- o mocinho dizendo que gosta da torcida que não canta músicas com palavrões (oi?);
- o termo "ELAS" aplicado sutilmente em referência à torcida são-paulina;
- o comentário do mano mais mano de todos os manos do mundo ao se referir à derrota do Corinthians para o Vasco, dentro de casa na penúltima rodada do Brasileirão de 2007;
- a visão dos jogadores que faziam parte do time que caiu e que voltou;
- o comentário do Mano Menezes sobre o jogo contra o Ceará na Série B - todos dizendo que sentiam que aquele seria O dia e ele dizendo o contrário, que não achava que o Barueri perderia para o Paraná.
Vale a pena? De novo digo que vale sim e que valeria independente do time a que se referisse.
Ah, sim... Saciando a vontade dos coleguinhas em saber se eu fui unformizada ao Espaço Unibanco... CLARO QUE SIM!

Agradecimento especial aos curintianos Masili e Klô que estiveram comigo na super sessão das 10 da Sala 1.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Botafogo x Flamengo

Pela terceira vez consecutiva. Bocejos.

Hehe, bocejos pela previsibilidade da coisas, mas os nervos estão à flor da pele! Os nervos de alvinegros, flamenguistas.... e tricolores.

A tricoletada não quer ver de jeito nenhum o Fla assumir a liderança isolada em números de estaduais conquistados. E agora torcem fervorosamente pelo Fogão. Torcem e reclamam. Dizem que a gente sempre amarela contra o Fla e bla bla bla... Ora, se querem garantir a tal supremacia que corram atrás!! Não perder seguidamente para o Botafogo nas decisões de turno já ajudaria, por exemplo... =p

Recalques à parte (meu e deles, hehe), devo comentar que a Lila está comemorando até agora e por isso ainda não se manifestou sobre o Tri do Cuca na Taça Rio.
Se superstição ganhar campeonato, digo que isso é um bom sinal: nas 2 vezes em que o Cuca venceu a Taça Rio, ele perdeu a final do campeonato. E, também nos 2 últimos anos, o vencedor da Taça Guanabara levou o Canecão pra casa (na verdade, 3 últimos anos, contando o título alvinegro de 2006).

Sobre a partida do último domingo, aquele gol contra bisonho resume bem o quão horroroso foi o jogo.

Parabéns ao Fla e ao Bota. E, no próxima semana, vocês me contam como foi a primeira partida das finais, porque vou tentar não assistir =)

sexta-feira, 17 de abril de 2009

A Taça da FIFA continua linda...


OOOOOOOOlha o Chuteira aí, gente!


Como pode um pedaço de metal causar tanta comoção? Pois é, eu também não sei. No entanto, foi a terceira vez em que estive cara à cara com ela, a Taça da Fifa, o prêmio máximo da Copa do Mundo de Futebol.
Todo um ritual a cerca: só um senhorzinho (grosso, muito grosso!) pode manuseá-la, utilizando luvas brancas apropriadas pra isso. E as visitas que ela faz por aí? Esta moça é bastante passeadeira e arrasta multidões que anseiam por visitá-la.
Claro que a primeira vontade a gritar é a de meter a mão na dita cuja e fazer pose de capitão campeão. Aliás, sempre que a vejo, a imagem que me vem à mente é a do Dunga, o Capitão do Tetra, que gritou a plenos pulmões Esta porra é nossa! Em seguida, me vem a vergonha pela breguice do Cafu ao gritar que amava a Regina. Dá vontade de ir lá e dizer que se ele queria ser brega, que mandasse um telegrama animado pra ela. Ele não tinha o direito de erguer aquela nossa porra e fazer a cafonice.
Enfim...
Mesmo com uma seleção moleque, no sentido mais pejorativo da palavra, ao encarar aquela loiruda, confesso que senti o coração apertado. Já rolou o medo de não passar da fase classificatória, de não chegar às oitavas, às quartas, à semi nem, muito menos, à final.
Sabe quando você olha um objeto de desejo e chega a ver o seu nome estampado no treco? Pois bem, mais uma vez eu olhei aquele troféu e li "Brasil" estampado no espaço destinado ao campeão do torneio de 2010. É olhar pra loirinha e ter vontade de gritar "HEXACAMPEÃO!". E, ao mesmo tempo, sentir o medo do que o Lúcio pode inventar de fazer ao erguê-la.


Loirinha, rebola pro tio!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Limite? Noção? Vivência? Futilidade

A justiça desportiva e a polícia de São Paulo, num esforço único para mostrar ao mundo que nunca, JAMAIS, EM TEMPO ALGUM, colocaram o pé num estádio querem incriminar Christian por um gesto feito na comemoração de um gol.

O gesto criminoso? O símbolo da união das torcidas "dedos pro alto". Não sei mesmo se é o nome, mas é o gesto que Força Jovem do Vasco, Geral do Grêmio, Galoucura e mais algumas (já vi feito por gente da Torcida Jovem do Botafogo) fazem como sua marca registrada nas arquibancadas, país a fora.

Sério mesmo, como gente que SEQUER freqüenta estádio delibera sobre como devemos nos portar. Nós, que gastamos os suados dinheiros, somos, de certa forma, controlados por esse povo que mal e mal sabe regras de futebol. Não sei mesmo vocês, mas eu tou absolutamente constrangida com essa movimentação da dita Justiça Desportiva.


Na íntegra, você lê aqui

segunda-feira, 13 de abril de 2009

O que? O que disse?

Como já disse a caléga Joakina, a final da Taça Rio é Botafogo x Flamengo na próxima semana. Reeditando uma penca de finais dos últimos anos, seja Guanabara, seja Rio ou seja finalíssima. Mas esse jogo é pra depois, deixa eu falar aqui do Fla x Flu porque já aconteceu.

Pla movimentação no fim da noite de ontem, as revendedoras de Avon já estão reclamando da arbitragem. Aquela delícia de chorinho de perdedor que investiu uma baba no time. Eu digo logo que se a arbitragem fosse boa, o Fluminense terminava o jogo com alguns expulsos, porque a porrada tava comendo sério por parte deles.

Pela criação efetiva de "uuuuuhs" o resultado foi injusto, sim. Porque o Flamengo mereceu uma chuva de gols tanto pelas bolas inabilmente chutadas a gol quanto pela "falta de vontade política"* de acertar entre as traves.

Chora na cama, tricolor.

Se ganharmos do Botafogo semana que vem, teremos mais jogos com a turma de General Severiano. Sério, por esses últimos jogos, me sinto como se só tivesse jogado duas vezes, né? Fluminense. Fluminense. Botafogo. E, se ganharmos, Botafogo e Botafogo. Aí, quando eu disse que queria mesmo era enfrentar o vasco no fim de semana, estava errada, né?


*Porque não existe mais nenhuma explicação plausível pra branquelim chegar de frente pro crime e chutar de lado, né? NÃO. TEM.

domingo, 12 de abril de 2009

Feliz Páscoa!!

Com bacalhau e chocolate é mais gostoso ! =D

Botafogo 4 x 0 Vasco
Flamengo 1 x 0 Flu

Final da Taça Rio entre Fogão e Fla (como queríamos demonstrar).

Pode ser surpresa para alguns colegas de outros blogs, mas não é surpresa nenhuma para nós do Chuteira. Faz 4 anos que, quer vocês queiram, quer não queiram, Botafogo e Flamengo mandam no Estadual.

Sobre o jogo de ontem... Que delícia. O primeiro gol eu não sabia nem como comemorar. Eu e o povo ao meu redor na arquibancada, todo mundo só repetia "QUE GO-LA-ÇO!". Creio que a mutidão vascaína do outro lado, que viu de perto, deve ter repetido o mesmo... Quando um cara acerta um lance daquele não há o que fazer. Não há culpados.

Aí o Carlos Alberto tentou driblar na entrada da área e perdeu a bola. Contra-ataque fulminante, 2x0 e minha comemoração frenética. No intervalo, cheguei a pensar "2 gols em cada tempo", mas não levei tanta fé assim. Só que o Fogão estava jogando sério, e a garotada do Vasco estava nervosa. No 2º tempo, uma expulsão pro lado de lá e caminho aberto pros nossos terceiro e quarto gols, em 20 minutos. Na verdade, o caminho abriu pra um boi e uma boiada, mas o time puxou o freio de mão.

Uma vitória dessa é melhor que chocolate. Botafogo a uma vitória do título. Melhor ainda, contra o Fla. A gente teme (sem 'R' ali no meio). Contra eles é mais difícil. Mas, se for pra vencer, que seja contra o Fla. Vai ser melhor que chocolate com banana*!!!!!

*melhor combinação ever


E NINGUÉM CALA!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Agora é hora da alegria, vamos sorrir e cantar...*

Finda a fase classificatória do Paulistão, está formado o paredão quadrangular final do campeonato. Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos carimbaram o passaporte para a semifinal.

Elementar, meu caro Watson poderia pensar o mais desavisado ao ver os quatro grandes ali na tabela, né? Nem tanto, Sherlock. Nem tanto...

Numa rodada em que tudo parecia conspirar a favor da amada Lusinha da Capital, o Peixe teve mais rabo que juízo, já diria meu ex-chefe. A minutos de passar pela imigração da semi, a Portuguesa foi surpreendida pelo Santos. Não que o confronto tenha sido direto, mas o alvinegro praiano salvou o pescoço no finalzinho da rodada. Alívio caiçara e desespero na padaria. Tão perto...

Agora começa a dança das reclamações. Zerados os cartões, agora começa cada dirigente começa a puxar a brasa pro seu lado. A Federação alega que são grandes clássicos e que o único estádio na Grande São Paulo** que comporta as torcidas e a pressão é o Morumbi. São Paulo ri e aplaude, claro. Os outros três, que já disseram que o Tricolor não é adversário, é inimigo, argumentam que seus estádios (sim, o Pacaembu é cosa nostra!) comportam os jogos perfeitamente. Esperemos o posicionamento final da Federação.

Enquanto isso, continuo aqui acendendo velas pra Nossa Senhora Desatadora dos Nós. O motivo? Timãoêô tem sido o rei dos empates. O que é nada bom nesta nova fase já que quem leva a vantagem dos resultados iguais é a Bambizada. Ainda hoje ouvi: "mas vocês têm o Fenômeno". Respondi que temos o dom da igualdade também.

Minha vontade para a final? Que seja a final mais clássica do futebol paulista: Corinthians x Palmeiras, claro. Até por merecimento... O único invicto contra o time de melhor campanha. Seria justo, vai.

* Seo Silvio, o Patrão, é amor!
** Eu sempre tenho a impressão de que Santos é considerada da Grande São Paulo quando o assunto é futebol paulista.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Quando o mundo para

Domingo tem o clássico mais charmoso do futebol mundial. O ai-ZIZOU. Creio que estarei no Maior do Mundo, devidamente fardada e com bandeira em punho, pronta para todo o sofrimento.

Flamengo x Vasco é o maior de todos os clássicos, nenhuma dúvida, mas o FlaxFlu ainda dá aquela balançada no coração. Talvez seja 95 ainda entalado, talvez seja o inferno da teoria da freguesia, talvez seja o numero de estaduais igualado há pouco e ainda duvidoso. Não sei. Mas é Flamengo e vocês conhecem minha relação sem-vergonha, com time mais descarado ainda.

É bem provável que eu esteja lá. E é mais do que certo que sofrerei mais do que boi ladrão. Mas algumas coisas a gente não escolhe. Elas acontecem e nos tomam pela mão como se nossa vida dependesse disso. Assim é minha relação com as minhas paixões. Assim é minha relação com o Flamengo.

E mesmo quando penso em mudar de esporte, lá estão o vermelho e preto que guian meus suspiros e meus xingamentos. E apenas seguirei como encantada ao lado teu*...


*Trecho de Todo o Sentimento de Chico Buarque (oh, a ironia) e Cristovão Bastos.