domingo, 31 de maio de 2009

Momento clubista



Ave, Adriano! Os que vieram torcer te saúdam!

Bem vindo de volta, Imperador. Que seja o primeiro de muitos!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Segue três quarteirões, vira a esquerda e... 2014

Saiu no Ancelmo Góis a lista das cidades-sede para 2014. Estamos assim:

Rio de Janeiro
São Paulo
Belo Horizonte
Porto Alegre
Curitiba
Brasília
Cuiabá
Manaus
Fortaleza
Salvador
Recife
Natal

A abertura está entre SP e BH, a final, sabemos todos que será no Rio. Alguns apostam que a abertura ficará com SP e a estréia da Seleção com BH.

Creio que esse sorteio será algo de interessante. Imaginem se a Finlândia se classifica. E, mais além, fica em Cuiabá. Tudo bem que é junho/julho, mas, mesmo assim, ainda é um calor que deve ser a idéia deles de inferno. O que quer dizer que, não importa muito quem venha a se classificar, alguém se dará muito mal.

Na real, eu importo mesmo é com onde ficarão a Suécia, Noruega, Itália, Alemanha... Enfim, as pessoas bonitas. Porque pra ver gente feia, Maracanã taí, né?

segunda-feira, 25 de maio de 2009

The wheels on the bus go round and round

Juro a vocês todos que adoraria não precisar voltar aos mesmos assuntos, mas tem coisas que matam um cerumano. Se não de vergonha, de indignação.

A maioria aqui sabe que eu adoro umn LOCHINHA DA CLUBES e que vejo direto umas 4 ou 5 (sem contar as novidades/promoções que recebo em newsletters). Sou "compradora de janela" de coisas de futebol. Fazer o que, um dia ainda tenho dinheiro pra apontar e pagar. Isso é introdução que baste; vaca fria time.

Domingo, antes do jogo contra o Botafogo, rolou um desfile com os "modelos novos" de camisas do Grêmio . Não gostei eu, não gostou a massa tricolor. Já a diretoria diz que a galera vaiava os modelos escolhidos para o desfile.

E, obviamente, a melhor forma de tapar o sol é usar uma peneira.

Ano passado, a camisa reserva era essa. Para a Libertadores, começaram a sacanear o uniforme reserva e lançaram isso. Agora alopraram de vez a situação inteira com esses uniformes novos. Nesse último link, inclusive, você percebe a indignação dos próprios torcedores.

Mas, certamente, era por conta dos modelos desfilando as camisas, não?

terça-feira, 19 de maio de 2009

não dá pra levar a sério

Mais uma da CBF.

De acordo com a tabela divulgada antes do início do Brasileirão, no domingo dia 31 de maio, às 16h, o Botafogo jogaria contra o Sport no Engenhão.

Hoje, a CBF resolveu antecipar o jogo para sábado, dia 30, às 18:30h. Menos um dia de folga/descanso/ou preparação para ambos os times e, obviamente, menos torcida no estádio (o horário das 4h no domingo é indiscutivelmente melhor pra ir a um estádio do que sábado às 6.30h, ou alguém discorda?!).

Por quê o jogo foi deslocado pra sábado? Porque o jogo Famengo x Atlético-PR foi deslocado de sábado para domingo.

No Lancenet: "O assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva, explicou a pequena alteração na tabela, argumentando que o Flamengo merece esta modificação por conta do esforço que fez para trazer o Imperador de volta ao futebol brasileiro.

– Nada mais justo com um clube que fez um grande investimento. Além disso, não atrapalhará em nada a tabela do campeonato - declarou."


É SURREAL. De resto, tirem suas próprias conclusões.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Mais que torcedores, guerreiros

Ser brasileiro, por si só, já faz de cada um de nós soldado, né não? Basta olhar à nossa volta e ver o país em que vivemos, as condições que nos dão pra sobreviver. E conseguimos. Agora, além de brasileiros, somos TOR-CE-DO-RES. A mulherada aqui não dispensa um estádio, não. Não somos torcedoras de sofá e pipoca. Somos torcedoras de estádio, chuva-e-sol e hot dog frio. Não só nós aqui do brógue, não. Mas você, você e você também, certo?

Comecemos pelo valor dos ingressos. 30 reais foi o valor da arquibancada para o jogo Corinthians x Florminense pelas quartas de final da Copa do Brasil ontem. Vale comentar que o salário mínimo é de 465 pilas? Lembrando que nossa Constituição atribui tanta responsabilidade ao dito cujo: salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim. Ainda assim, pagamos o preço para assistir ao espetáculo classificado como "Ópio do Povo".

Transporte público está longe de ser um dos orgulhos de nossa terra, né? Ainda assim, o utilizamos para chegar aos templos. Quer dizer, quando é possível fazê-lo. Afinal, o Morumbi, por exemplo, não conta com estação de metrô próxima, tampouco zilhares de linhas de ônibus o atendem. Quando não dá mesmo, apelamos pros nossos carrinhos ou pras caronas e aí... Onde largar os bichos? Em estacionamentos próximos? No domingo, dia da estreia do Timão contra o Colorado no Pacaembu, o valor dos estacionamentos era de 30 mangos! TRINTA! Daria pra deixar na rua, então? Daria, se tivéssemos uma excepcional...

Segurança pública. Policiamento que age como melhor lhe convém, claro. Se você é torcedor, já tem inclinação pro mau comportamento. É o que parece. No entanto, os malditos flanelinhas e cambistas agem normalmente onde quiserem. E aí nós, aqueles que só queriam assistir a um joguinho, somos prejudicados ao extremo: ficamos sem ingressos porque estes bandidos têm acesso aos bilhetes antes de nós, reles mortais, e somos extorquidos pelos "amigões" que se oferecem a tomar conta daquilo que eles pretendem destruir, caso não sejamos cúmplices de suas atitudes.

Já é uma vitória termos conseguido pagar o ingresso, chegar ao estádio, entrar e ficar num lugar bacaninha. De repente, o primeiro bocejo. Por quê? Porque estamos cansados depois de um dia inteiro de batalha, digo, trabalho. Olhamos pro relógio e vimos que já são 21h50 de uma quarta-feira, horário maravilhoso previsto pra início da partida. E sabe por que ela ainda não começou? Porque a Maya ainda não conseguiu dizer ao Raj que o filho é, na verdade, de Bahuan, aquele dalit nada auspicioso. Até o elenco segunda linha inteiro de O Clone dançar e tudo, mais de 22h. O que significa, claro, que não haverá mais metrô funcionando quando acabar a partida. E o mesmo ocorrerá com muitas linhas de ônibus, o que torna quase impossível a volta de quem mora na periferia.

Guerreiros. Somos guerreiros.

E que vantagem Maria leva em tudo isso? - alguém poderia perguntar.

Minha resposta? Se você nunca esteve num estádio, experimente. E depois que você tiver a oportunidade de comemorar pela primeira vez um gol, ali, in loco, a gente volta a conversar*.

* Embora tenha tido vontade de chorar ontem aos 6min do primeiro tempo, quando o Dentinho sacudiu a rede tricolete, a minha vontade maior naquele instante era a de explodir a Globo e todos os que abaixam a cabeça pra que ela decida o horário das partidas transmitidas. Porque respeito é bom e torcedor, por mais guerreiro que seja, gosta bastante deste item.

terça-feira, 12 de maio de 2009

In your networks, stealing pointz

Como anunciado no Twitter, foi criada a Liga do Chuteira e Minissaia no Cartola FC e para se associar e glamourizar aquilo tudo lá é só clicar aqui e fazer parte da maravilhosa jornada pela volta dos shorts menores e de um futebol bem melhor.

Sim, você precisa pedir autorização, mas somos legais e liberamos *ui* tudo *uiui* rapidinho. Ta esperando o que, jovem?


P.S.: Se você estiver com problemas, procure a liga nominalmente: CHMINISSAIA .

segunda-feira, 11 de maio de 2009

E abrem-se as cortinas

Para o campeonato mais disputado do planeta! Sábado passado começou o Brasileirão, aquele campeonato que pode ser sensa ou que já nos terá enjoado ali por setembro. Mas estamos aqui para rir das desgraças: nossas e deles.

O grande destaque da rodada inicial não poderia ser outro que não o Nilmar pagando de garçon maratonista e desviando de 25 corinthianos* e chutando pro gol, anotando o mais bonito até o momento.

Pela Copa do brasil, agora começa a hora da alucinação. Quarta o Flamengo enfrenta o Inter e eu já prevejo 2 sacoladas. Foi bom ter chegado até aqui, gente. O vencedor desses jogos (Inter, claro) pega o vencedor do SUPAHCLÁSSICO Ponte Preta x Coritiba**. Do outro lado da chave temos [Vasco x itória] x [Corinthians x Fluminense]. Chave essa que por mim terminava nos primeiros jogos com tragédias nucleares nos 2 estádios***.

Na Liberators tá aquela louca confusão porque existem mexicanos e agora tem a gripe - e viúva - Porcina. Eu nem vou comentar que acho que os mexicanos nem deveriam estar na Liberators de brinks, né? (E você aí, que vai me lembrar de Vexamex, pois volte um ano no tempo e veja que desde ANTES DISSO já acho bem palhaça a participação deles). Bom, se os caras só tão aqui pra fazer graça e mandam reserva pra jogo de taça continental, que fiquem com a vaga deles pela CONCACAF e não zoem nosso calendário.

No mais, fiquem por aqui que eu tenho fotos e historinhas de como assisti a final do campeonato carioca no Rio Grande do Sul.

*A hipérbole está incluída no preço do pacote.

** A ironia também.

*** Assim como a doçura.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Conversê com Pelé

Depois de ser uma entre os milhares de participantes a responder a um quiz de forma correta na firma em que trabalho, fui sorteada para ser uma das 200 pessoas que participariam do Bate-papo com o Pelé, exclusivo para os funcionários desta portentosa empresa que paga o meu salário. Caio Ribeiro, ex-São Paulo e atual TV Globo, seria o mediador.
Confesso que fiquei feliz por ser escolhida porque, apesar de eu não simpatizar nada com o cidadão, estaria frente à frente com um dos mitos do esporte bretão que tanto amamos.




O lado brincalhão e descontraído veio à tona já no início do bate papo quando questionado sobre o Corinthians e a lenda dele não gostar do clube. "Como eu poderia ter raiva do Corinthians se ele me deixou ganhar durante 18 anos?" foi a resposta marcada pelas risadas no auditório lotado. Claro que eu soltei aquele clássico rá rá rá porque corinthiano que se preze, embora recém-coroado campeão paulista, não esquece suas feridas mais profundas. Caio ainda perguntou se era verdade que os jogadores santistas diziam fazer a feira antes dos jogos contra o Corinthians por terem certeza da garantia do bicho pela vitória. Pelé, rindo, respondeu que estes eram os dizeres que Carlos Alberto, aquele que já fazia feira e churrasco contando com o dinheiro do prêmio pela vitória.

Quando indagado sobre como era ser o Pelé, ele respondeu que, quando pequeno, odiava com todas as forças este apelido. Tinha orgulho de ser Edson, já que sua mãe o batizou assim pois houve a coincidência do seu nascimento e da chegada da luz elétrica a Três Corações. Ele sempre achou elegante chamar-se Edson em homenagem ao Thomas, aquele que inventou a lâmpada elétrica. Pelé era o principal motivo de suas visitas à diretoria da escola, por sempre encrencar com os meninos que o chamavam assim. Como todo apelido, o nome Pelé ganhou força justamente pelo fato do Edson não gostar dele. Hoje, no entanto, a situação mudou completamente e Pelé é o motivo de orgulho de Edson.

Questionado sobre a diferença entre os jogadores da década de 70 e os atuais, comparou as partidas de futebol a shows e os jogadores a artistas. Segundo ele, na década de 70 os artistas eram melhores que os atuais, porém não havia a TV para transmitir suas performances. "Antigamente, o cara precisava fazer 1.000 gols para ser conhecido" foi a frase usada pra exemplificar a diferença gritante ao que acontece nos dias de hoje, em que qualquer um marca um gol num jogo de várzea e a internet já o disponibiliza para o mundo todo. Ainda enfatizou que antes era muito mais marcante as funções de cada jogador. Os atacantes eram responsáveis pelos gols e os zagueiros pela defesa. "Hoje, a tática é 10-1. Quando o time está com a bola, todo mundo ataca. Quando perde a bola, todo mundo defende".

A inevitável pergunta sobre a troca do amor à camisa pelo dinheiro foi feita. A resposta de Pelé veio numa simulação da apresentação dos jogadores aos seus novos clubes.



O clima gostoso de bate-papo continuou e logo alguém tocou no ponto sensível da semana: a final do Campeonato Paulista. Perguntado sobre a sensação sentida no terceiro gol do Corinthians na Vila Belmiro, segundo de Ronaldo na partida, ele respondeu que, ao ver a bola tocar a rede, teve a certeza de que a taça ficaria mesmo na capital paulista. Disse que Ronaldo é um jogador que faz diferença, pois ele pegou apenas quatro bolas durante a partida, converteu duas em gol e quase fez o terceiro. Citou a habilidade que Ronaldo possui de conduzir a bola e levantar a cabeça para ver o posicionamento não só de seus companheiros, mas de seus adversários. Lembrou que o atacante do Timão observou o posicionamento de Fabio Costa durante a partida, inclusive citando que o goleiro parecia um zagueiro de tão adiantado que estava. Pelé ainda citou uma brincadeira que faz com os jogadores de meio campo novato "Você não tem de olhar pra bola. Depois de dominada, ela não vai fugir de você porque ela não tem pernas. Se o goleiro tiver um enfarte e cair em campo, corre-se o risco de ninguém chutar a gol porque está todo mundo sempre olhando a bola". Ele ressaltou que este é o diferencial de Ronaldo.

Questionado sobre a permanência de Dunga na seleção, Pelé respondeu que no início apoiou a escolha e apoia a permanência do atual técnico, porque ele conseguiu coisas que o público não enxerga, por exemplo o rompimento das panelinhas de jogadores e o fim dos pitacos de empresários que queria seus jogadores expostos na vitrine verde-amarela. Ainda ressaltou que, apesar das dificuldades como falta de tempo pra treinamento e entrosamento dos jogadores, Dunga tem conseguido muitas coisas. Disse, ainda, que o maior problema da seleção é a baixa qualidade do conjunto proporcional à qualidade individual das estrelas do time. Perguntado sobre uma sugestão de nome para a seleção brasileira, Pelé não exitou e apontou Hernanes do São Paulo como alguém que merece ser convocado.

Outra inevitável pergunta foi feita: o que Pelé achava de Neymar. Ele disse que o acha um menino bastante bom, esmagado pela pressão da imprensa e do público. Comparou a situação de Neymar à do Lulinha, que foi transformado em estrela e logo desapareceu por não suportar a pressão. "É fácil ser bom quando não se é conhecido". Acrescentou que, ao se tornar um pouco conhecido, o técnico adversário já pede marcação maior, uma beliscada no tornozelo. E aí é que se destaca quem é bom e quem não é. Ainda explicou que Neymar tem características bem diferentes de Robinho. O primeiro tem qualidade de passe, enquanto que o segundo é finalizador.

O palpite de três ou quatro favoritos para ser Campeão Brasileiro não foi dado. Em compensação, Pelé citou como clubes brasileiros favoritos ao título da Copa Santander Libertadores o São Paulo e o Sport. Destacou ainda o Boca Junior que, segundo ele, não importa o quão mal das pernas esteja, parece renascer dentro da Libertadores.

"Prefiro ficar com o meu timinho do Santos" foi o comentário que fez ao dizer como negou o convite do Presidente Lulla para tornar-se novamente Ministro do Esporte.

Ressaltou ainda que desde a época do Cosmos recebe convites para ser treinador de equipes, mas sempre recusou. Somente aceitou agora o convite para ser o treinador da equipe Onze Santander. Como patrocinador da Copa Libertadores, o Santander montou uma equipe com jogadores escolhidos por internautas e jornalistas da América Latina. O time representará o torneio em ações de marketing, porém só fará um jogo no encerramento da competição, contra o vencedor do torneio. Assim, além de Embaixador do torneio, Pelé é o técnico da equipe formada pelos brasileiros Washington, Luís Fabiano e Thiago Silva, pelos chilenos Aléxis Alejandro Sánchez e Gary Alexis Medel Soto, pelo colombiano Falcão García, pelos mexicanos Jared Francisco Borghetti Echavarría e Pavel Pardo Segura, pelo equatoriano Joffre David Guerrón Méndez, pelos argentinos Martín Palermo e Roberto Carlos Abbondanzieri e pelo uruguaio Washington Sebastián Abreu Gallo.

E por que mesmo eu mudei minha opinião em relação ao Pelé? Porque ele foi extramamente acessível, não fugiu de nenhuma pergunta das pessoas e, ainda, quebrou todos os protocolos do evento que não previam autógrafos pro povo (ele pediu que alguns fossem sorteados para ele autografar as camisas), fotos com geral, enfim... Ele foi da massa!


* Ao final do conversê, onze rabudos foram sorteados e ganharam a camisa do Onze Santander autografada pelo Pelé. Preciso falar que um dos rabudos é esta que vos escreve? ;-)