terça-feira, 13 de outubro de 2009

Logo ali

A menos de um ano da Copa do Mundo, já temos um panorama do que esperar entre Junho e Julho de 2010 - além das óbvias matérias de programas noturnos mostrando a África selvagem como você nunca viu. Vamos lá para aqueles comentários sem qualquer embasamento sobre os já classificados.

-África:

África do Sul, Gana e Costa do Marfim já podem preparar o fôlego pra assoprar vuvuzela ano que vem. Muito embora eu prefirisse que eles deixassem as cornetinhas em casa, ou num incinerador.

A parte legal das seleções africanas é que sempre tem uma zebra super simpática que ganha a torcida da galera e eventualmente faz "um jogo da vida" contra nós. Sempre legal ver torcida e jogadores desses países comemorando até cobrança de falta.


-América do Norte:

México e EUA já têm passaporte carimbado e só aguardam o momento de embarcar. Nenhuma surpresa nessa confederação, já que, sabemos todos, é mais ou menos onde o futebol tá existindo com alguma força. Se eu mandasse em algo, a próxima seleção classificada seria o Suriname (sim, eles jogam pela CONCACAF), só pelo inusitado do fato.


-América do Sul:

Brasil, Paraguay e Chile estão já com o burro na sobra e só cumprem tabela na próxima rodada. A porca começa a torcer o rabo porque existe a possibilidade de Argentina ou Uruguay ficarem de fora.

Como vocês sabem, sou uma pessoa muito fiel a algumas tradições e detestaria que um dos dois ficasse de fora. A solução? Secar o Equador desde semana passada até semana que vem, assim, existe a chance de um dos dois ganhar vaga direta e o outro disputar a repescagem. Por que? Porque acredito que uma Copa Sem Uruguay e Argentina perde muito em glamour e zoação.


-Ásia:

As duas Coréias, Japão e Austrália podem empacotar filtro solar e repelente de mosquitos porque têm vagas garantidas. O Bahrein corre por fora, jogando a respescagem com a turma da Oceania, nesse caso específico, contra a Nova Zelândia.

Da mesma forma que o Suriname joga pela CONCACAF, a Austrália afiliou-se à confederação Asiática.


-Europa:

O continente com mais vagas já tem mais da metade de suas 13 ocupadas por Alemanha, Dinamarca, Espanha, Holanda, Inglaterra, Itália e Sérvia. Até o momento, a classificação está interessantíssima, misturando times clássicos com interessantes "seleções menores".


-Oceania:

O pobre continente insular (que engraçado escrever isso, não?) tem apenas a vaga da repescagem jogada contra a Ásia. E aí vocês leram, ali em cima, que Nova Zelândia disputa com Bahrein o direito de dançar ao som de atabaques e cornetinhas irritantes.


Em breve, todas as vagas estarão completas e partiremos para o sorteio dos grupos. E, aí, amigo, haja coração e torcida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário