terça-feira, 27 de abril de 2010

70 Anos de Pacaembu




Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegação brasileira nas Copas de 1958 e 1962, cedeu o nome ao estádio municipal de São Paulo, que hoje comemora 70 anos de sua inauguração.

Construído de 1938 a 1940, o Pacaembu é propriedade do município de São Paulo, embora seja a considerado a "casa" do Sport Club Corinthians Paulista, e localiza-se na Praça Charles Miller.

As partidas inaugurais foram Palestra Itália x Coritiba e Corinthians x Atlético Mineiro, sendo que os paulistas triunfaram sobre os convidados.
No entanto, outras partidas importantíssimas foram disputadas no estádio. Entre elas,
- 6 partidas da Copa do Mundo de 1950 (sendo Brasil 2x2 Suiça, uma delas);
- partidas finais dos Jogos Panamericanos de 1963 (e finais do atletismo);
- final da Libertadores da América de 2002, em que o Olímpia do Paraguai sagrou-se campeão.

No coração dos corintianos (e para desconsolo dos palmeirenses), o Pacaembu também foi palco da partida decisiva de um dos torneios mais importantes para os times paulistas: o Campeonato Paulista de 1954, em que o Corinthians sagrou-se o campeão do IV Centenário da Cidade de São Paulo.



Infelizmente, algumas cenas mancham a história deste patrimônio paulistano. As mais significativas talvez sejam:

- a Guerra do Pacaembu, como ficou conhecido o episódio acontecido em 1995, na final da Supercopa de Juniores, entre São Paulo e Palmeiras. O torcedor são-paulino Márcio Gasparin foi morto a pauladas por animais que se escondiam atrás de camisas do Palmeiras (não consigo atribuir o título de torcedor a este tipo de besta), em pleno gramado, ao vivo e em cores, sendo transmitido a todo estado de SP pela Rede Globo. A morte deste rapaz aos 19 anos tornou-se um dos símbolos das ações contra as torcidas organizadas;

- oitavas-de-final da Libertadores 2006, quando o River Plate eliminou o Corinthians por 3 a 1. Meia dúzia de delinquentes uniformizados iniciou um levante contra o time. Em poucos minutos, a torcida enfurecida já avançava sobre o alambrado e invadia o campo. Alguns policias pouco preparados iniciaram o disparo de balas de borracha e bombas de efeito moral. Os estilhaços de uma dessas bombas atingiu o corintiano Emerson de Assis, que perdeu o globo ocular direito.

Graças à parceria da iniciativa privada junto ao Governo de São Paulo, o Pacaembu abriga desde 2008 o Museu do Futebol. Grande centro de referência sobre o nosso amado esporte bretão, conta com diversas alas que podem emocionar os visitantes. Conta ainda com um bar e uma loja especializada.




Enfim, este é o caldeirão de coisas e fatos que faz do nosso septagenário um cara tão legal. Parabéns, Estádio Paulo Machado de Carvalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário