segunda-feira, 3 de junho de 2013

E de quem é o Novo Maraca?

Quem tem amigo, tem tudo. E foi nessa onda que a menina Cicy nos mandou aquela mensagem do amor dizendo que tinha um par de ingressos sobrando para a reinauguração do Maracanã. Claudinha e eu aceitamos no domingo fomos todas ser adoráveis na inauguração do Maior do Mundo (me deixa que morrerei chamando o irmão do Nelson Rodrigues desse jeito).

Adoro o vagão novo do metrô.
 A chegada foi tranquila, afinal, sonos locais e frequentadoras dos arredores. Perrengue passa longe. Mas, ainda assim, mesmo para quem não está acostumado, tudo estava maravilhosamente sinalizado e com pessoas prontas a dar quaisquer tipos de informação. Achei muito bom. Mesmo.

Moça, pode levar a mãozinha pra casa?
Não sei exatamente o quanto concordo com os bloqueios de ruas, mas gostei de, logo ao chegar na Avenida Maracanã, termos a vantagem de andar pela rua, evitando aquelas aglomerações de gente pela calçada. Muitas placas, informando os setores, muita gente com megafone orientando onde estão as entradas e muita gente marcando de se encontrar no Belini (saudades, seu lindo!)

A liberdade de escolher se vamos pela calçada ou pela rua


Você continua lindo, Belinão

Nossa entrada era quase em frente ao Museu do Índio e, falo logo pra vocês: as obras ficaram ótimas e aquela rua que era um terreno inóspito a ser evitado virou um calçadão largo, iluminado e bem agradável. Ponto positivo total. Mas começava o raio do gradil logo depois da esquina, o que é chatíssimo, porque voce fica girando, girando, girando para todos os lados até chegar ao detector de metais. E aí começamos as perguntas: até aquele momento, NINGUÉM tinha pedido ingresso nenhum, embora a imprensa tenha anunciado loucamente que sem ingresso não se passaria nem do bloqueio. Fuén verificações de segurança. E, ainda nesse assunto, o detector de metais apitava para tudo e todos; estava quebrado? Era apenas praxe? Que parada, mermão?

Pedacinho da rampa e sinalização da entrada

E esse encontro de gigantes da modernidade do verificador de ingresso com a roleta de estação de trem?

Rampa em caracol, naquele estilo do Engenhão. Por que, Jesus Mirecordioso?

Já reclamei dessa demência da rampa em caracol na legenda da foto, então vamos seguir sem dar muita trela, porque, olha, me irrita num nível enorme esse tipo de coisa. A coisinha que verifica o ingresso está linda e modernissíma e eu adoro essa roleta de estação de trem, então estava contentinha e me achando muito civilizada e vintage ao mesmo tempo. Tava maneiro.

Daí começam os truques do novo Maracanã: tem níveis e setores e filas e números e gente, mantém o ingresso na mão ou você vai se perder e sentar no lugar errado. Aliás, você sentará no lugar errado, porque os setores - supresa, surpresa - só são identificados até que você chegue ao cimentão de fato. Depois que sai do túnel, você olha pros lados e pede iluminação à Divindade que melhor lhe assistir e ora para estar no setor certo.

Mas não tem nenhuma identificação, Lila? Tem, aquela antiga das pilastras que a gente já se acostumou, mas mudou tudo. Seu ingresso diz: Entrada F - Nível 2 - Fila U - Assento 11 - Subsetor 230. As pilastras vão até o 50. Você procura alguém pra te informar, afinal, nego investiu uma baba naqueles uniformes que funcionam com algum tipo de bateria nuclear, mas não explicou a ninguém como funciona a coisa do subsetor. Choro, ranger de dentes e muita grosseria desnecessária. Mas é festa, é samba, é sol, é sul e está tocando Aaaaah lelek lek lek lek lek lek.

Comida e bebida são caríssimas lá dentro, mas todos esperavam por isso. Pessoalmente achei que ficou bonitão, então encherei de fotos e vocês façam o julgamento de vocês. Não acompanhei a função de transporte do pós jogo, porque sou malandra e peguei o metrô na Saens Peña, mas parece ter sido bem conflituosa, dada a quantidade de gente presente por lá. E quanto à vibração, não dá para avaliar esse tipo de coisa em jogo da Seleção, embora a ausência de um batuque qualquer seja quase um crime contra a nossa natureza galhofa e a acústica linda do estádio.

Outra coisa que é possível notar pelas fotos é a quantidade obscena de bandeiras inglesas. Onde essas pessoas se escondem no Rio de Janeiro? Do que se alimentam? Se reproduzem como gremlins? Porque, na moral, existiam umas 50 bandeiras inglesas em pleno Rio de Janeiro e isso não é exatamente comum.

Bom, chega de blablabla, vamos às fotos.

Quanta saudade de você, Maracanã

Saída do tunelzinho

Saudadinha degraus de cimento, mas tá muito funcional a escadinha

Cadeiras confortáveis e com um espaço incrível para as perninhas S2

Ainda é estranho, mas continua lindo quando cheio

Moço, pode levar esse telão pra casa?

Panorâmica porque sim

A iluminação está linda

Tchau, gente! Foi ótimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário