terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Futebol S/A


Um país pentacampeão deveria, por obrigação, ter seus clubes de futebol como exemplos de empresas muito bem sucedidas, obrigada. Mas não é bem por aí.
Nos últimos anos, temos percebido a real profissionalização deste segmento responsável por um giro monetário gigantesco por estas bandas tupiniquins. Mas ainda não somos exemplos administrativos. De que adianta ter uma molecada que já nasce com a bola no pé se não temos dirigentes capazes de conduzir os clubes com maestria e fazer deles verdadeiras engrenagens financeiras que alimentariam não só seus bolsos?
Temos um Estatuto do Torcedor em vigor nem sempre respeitado, empresários que vendem jogadores como se fossem bois... Enfim, uma estrutura de time peladeiro, mesmo.
Na contramão desta desgraceira toda, surge o Sport Club Internacional preocupado há tempos não só com seu time, mas com o seu todo. Ontem veio a coroação: o certificado ISO 9001, prova de que o clube investiu na qualidade dos serviços prestados.
Outras agremiações já receberam o papel, é verdade, mas nenhum fez por garanti-lo. A promessa do Inter é fazer de tudo para que os processos de qualidade sejam aprimorados, o que, de imediato, já garante a satisfação do sócio. A curto e médio prazo pode trazer mais parcerias ao clube. A longo prazo, só alegrias.
Há algum tempo, o São Paulo também se mostrou menos amador que os demais. Prova disso é a quantidade de canecos que o anfitrião do Morumbi colocou na sacola nos últimos anos. No início do Brasileirão deste ano, chegou-se a falar em crise no tricolor paulista, a torcida pressionando Muricy Ramalho e a diretoria, de certa forma, o blindou. Trabalho e confiança levaram a bambizada da quase-lanterna do campeonato ao degrau mais alto. Se o amadorismo comum ao nosso futebol tivesse imperado, talvez o melhor técnico da atualidade, na minha opinião, tivesse sido jogado aos leões e... Onde estaria o São Paulo agora? Who knows...
Corinthians parece ter começado a entrar nos trilhos com a Segundona. Depois da vergonhosa MSI e da administração mais fraudulenta impossível de Alberto Dualib, parece que tem surgido um novo Corinthians mais maduro, mas longe de ser uma S/A como Inter ou São Paulo. Na verdade, o alvinegro do Parque São Jorge aprendeu a lidar com o marketing, outra frente capaz de amparar a administração. Ou de financiá-la, o que também é muito importante. De agremiação de futebol a uma quase indústria têxtil, foi um dos clubes, senão O, que mais lançou camisas, camisetas, camisetinhas com a marca do clube. E não foi tiro n'água como muitos pensavam. Ser "corinthiano roxo" tornou-se rentável para o Timão.
Exemplos de administração, qualidade e marketing. Será que finalmente aprendemos a enxergar que não adianta mais sermos somente bons boleiros? Precisamos, sobretudo, sermos empreendedores.

ADENDO: Corinthians fechou mesmo com o Ronaldo, ex-Ronaldinho, atual Ronalducho pelo próximo ano. Adivinhem qual a primeira coisa que fizeram? Lançaram a camisa 9 com o nome do jogador! E viva a venda de camisetas pra pagar estes contratos inexplicáveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário