segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Começou o Carioca

Meu palpite?
Reedição da final dos últimos 2 anos: Botafogo x Flamengo.

Esse era meu palpite antes da bola rolar. E não é que a dupla Rebaixado e Convidado resolveu iniciar o ano como terminaram o anterior: fazendo a alegria dos pequenos?!

Se por um lado o Estadual 09 começou com obviedades (Bota e Fla soberanos), trouxe também uma boa polêmica: vale usar a TV pra apitar os jogos?

Dona Fifa diz que não.
Em Bacaxá, vale.
No Maracanã, não.

Em Bacaxá, depois do juiz validar um gol do Botafogo por 15 vezes e tentar reiniciar o jogo 437 vezes por 10 minutos, o bandeirinha enfim sopra no ouvido do árbitro que a TV mostrava que não havia acontecido gol. Aí, então, como num toque de magia o árbitro aponta o tiro de meta a favor do Boavista.

No Maracanã, ninguém viu, mas o bandeirinha Luiz Antonio Muniz de Oliveira* fez que viu e assinalou um impedimento em gol legítimo do (ou da??) Friburguense sobre o Fla. Fica a dúvida: será que se o jogo fosse em Nova Friburgo a pressão seria semelhante à de Bacaxá e poderíamos ver o juiz voltando atrás na marcação, auxiliado pela... TV?

Particularmente, eu ainda precisaria refletir melhor sobre o tema, mas a princípio receio que as imagens da TV NÃO sejam suficientes para sanar todas as dúvidas durante uma partida de futebol, especialmente porque há regras que devem ser aplicadas com base na INTERPRETAÇÃO das jogadas... ou seja, a discussão, parece-me, será sempre inevitável.

Minha única certeza é que as regras devem ser as mesmas para todos os competidores. E,não, elas não podem ser criadas no calor da partida.

Especificamente quanto ao episódio em Bacaxá, eu acho ótimo que o não-gol tenha sido realmente invalidado, porque o Botafogo venceu com 2 gols legítimos e de nada adiantou a pressão dos locais: perderam do mesmo jeito =P


* sério: inventar impedimento é de família????

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário