quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Chamando à razão

Se fosse fazer uma lista das coisas que fazem menos sentido nesse mundo, o ranking da FIFA ficaria entre os 10 primeiros, junto com matemática, física e escanteio curto.

Sinceramente, me é extremamente custoso acreditar que a Croácia seja mais seleção do que Brasil, Argentina e Portugal. Na mesma medida que é complicadíssimo achar que a Espanha - conhecida como La Furia porque a galera está sempre meio boladona de não ganhar nada - seja a melhor seleção do mundo porque ganhou uma Eurocopa. É forçar a amizade, gente boa. E é mais complicado ainda aceitar que um bi-campeão olímpico e mundial esteja em SEXTO lugar nessa lista. E, mais ainda, que seleções com 3, 4 e 5 títulos mundiais estejam atrás de uma cujo melhor resultado em Copas do Mundo seja um quarto lugar há mais de 50 anos.

Vejam bem, não é uma questão de dor de cotovelo por não encabeçar a lista. É mais uma questão de procurar sentido nesse sistema de pontuação. Simplesmente, não me entra na cabeça que uma seleção que apareceu outro dia tenha mais relevância do Brasil e Argentina. A Croácia vem crescendo? Acredito que sim, mas daí a compararmos com a grandeza dos 2 maiores das Américas é meio que abusar da boa vontade do mundo todo.

Por isso, Dona FIFA, pergunto à senhora: qual é o critério de avaliação do teu ranking? Porque dizer que a Croácia - que não existia até 1990 e pouco - é maior do que Brasil e Argentina é mais ou menos como dizer que o Boa Vista é maior do que o Flamengo. Não faz sentido. Não pra mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário