sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Pequenas inconveniências, grandes distúrbios


Essa semana foi extremamente conturbada para o futebol brasileiro. Como a cara colega Joakina falou mais ali embaixo, os pavões do STJD resolveram que o momento era propício para aparecimento e saíram distribuindo punições injustas e sem um pingi de noção para os coleguinhas de Grêmio e Botafogo. Os rapazes do Impedimento também opinaram - e de forma muito mais bonita do que o texto a seguir, registre-se.

Para início de conversa, qual o papel do STJD na noite? Por que, exatamente, todos os clubes concordam com esse tipo de interferência abusiva? De quem foi a infeliz idéia de criar tal entidade, aliás? Não responderei a nenhuma dessas perguntas, inclusive porque são muito sinceras e realmente me questiono isso sempre. Explico: se é para que se analise um lance, que se faça DURANTE a partida. Oras, é injusto que um bando de cidadãos tenham acesso a informações privilegiadas e que não são repassadas ao condutor da partida (o cara de apito, para as namoradas participativas)no momento em que acontecem as "infrações". Aliás, se a atitude tomada pelo árbitro no decorrer do jogo não serve para nada, acabamos de inutilizar o moço de preto*, né?

Os efeitos suspensivos das penas já gritaram pencas; o que, mais uma vez, só mostra como é inútil esse Superior Tribunal de (in)Justiça Desportiva. Você está suspenso por 8 jogos. Brinks, pode jogar. Não, não, tá suspenso. Não, não, brinks, jogae pleskão. Ad nauseum

Não entendam mal, acho mesmo que deva haver uma entidade que aplique penas severas a engraçadinhos que pensam estar numa tirinha do Futebol-Força Futebol Clube. Mas não da forma como é. Primeiro porque é abusivo, segundo porque - como já disse ali em cima - desrespeita a autoridade do vivente que, oi, conduz a partida. No fim das contas, como está, só serve para alimentar ególatras e levantar suspeitas. Eixo do mal, máfia, malas de dinheiro, parcialidades, clubismos, incompetência, briga de egos, enfim, tudo isso é levantado quando parece haver favorecimento de alguém. E sempre parece.

No maravilhoso mundo de Lilaise, os clubes pensariam a longo prazo e se uniriam contra esses desmandos dos magistrados. Divido a minha idéia com meus maravilhosos leitores, segurem-se, vocês estão entrando na zona Além da Imaginação:

Não houve efeito suspensivo. O Clube dos 13, ciente de sua força, faria uma reunião às escondidas do mundo. Numa bela sexta-feira, todos estampam em seus sites: "TORCEDOR, NÃO COMPAREÇA AO ESTÁDIO"; os torcedores obedecem em grande número. Na hora das partidas, com os estádios às moscas, entrariam em campo os times; apita o ínicio da partida, o árbitro. Os jogadores tiram baralhos e dominós dos bolsos, sentam-se no gramado e recusam-se a jogar. Depois aparece um manifesto enorme, assinado por todos os 20 times participantes do campeonato, explicando a atitude e exigindo mudanças, tais como "se é pra julgar pelo que a TV diz, faremos durante o jogo, tv nos gramados, já."**. Resultado? Em umas 3 ou 4 rodadas, no máximo, a CBF estaria bem bonita, acatando tudo e servindo cafézinho.

-Ah, mas e o dinheiro perdido com essas partidas?
-Seria retornado com amistosos durante a pré-temporada. Claro, é um pensamento a longo prazo, coisa que nossos dirigentes não têm.

Voltando à realidade, agora. Sim, eu acredito que essa atitude seria uma belíssima resposta a todos as maluquices que a CBF tem nos enfiado goela abaixo. Sim, eu acho que os clubes não façam idéia da força que eles têm; ou são simplesmente muito individualistas. Às vezes, me parece que o povo só lembra de 87 quando é para cornetear e esquece que aquilo foi a maior quebrada de pernas que nossa adorada-salve-salve entidade máxima de futebol tomou na história recente. Um belo exemplo de que, sim, se pode protestar pacificamente e de forma efetiva.

Sou sonhadora, sei. Dificilmente os clubes tomariam a iniciativa de reeditar um movimento que mostrou o poder que temos, a menos que mexa muito no bolso (ou cofres, interpretação livre) de todos eles. Uma pena, porque seria histórico um campeonato que acontece e simplesmente não anda. Pena maior ainda, que sabemos que isso não daria certo devido à falta de caráter de uma meia dúzia de 3 ou 4 agremiações...

Mas fica a idéia.

*Tá, mudaram a cor da camisa, mas sopu antiga. Respeitem.

**Ou algo mais bonito e elaborado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário