terça-feira, 13 de maio de 2008

Comparando futebol e música

(roubado do blog do Rodrigo James)

Botafogo = Rolling Stones
Seria o maior na década de 60, se não houvesse os Beatles, ou o Santos. Teve em Satisfaction o seu Garrincha, mas hoje vive como uma sombra do q foi há 40 anos. Recentemente tocou junto com Justin Timberlake, o q representou uma queda de divisão; porém, ao tocar com o AC/DC, deu a volta por cima e retornou à elite.

Vasco = Oasis
É meio sem graça, mas fez bastante sucesso nos anos 90 conseguindo grandes feitos. Famoso pelas sandices do seu frontman Eurico Gallagher, hoje em dia ainda consegue uns lampejos de sucesso. Mas continua sem graça.

Flamengo = Metallica
Foi rei nos anos 80. A era Zico, ou Master of Puppets, foi marcante na história e até os desafetos reconhecem. Dos anos 90 em diante, conseguiu ainda bastante fama, embora seja visível que ao longo dos anos só tem piorado.

Fluminense = Stone Roses
É uma bandinha legal. Ninguém odeia. Costuma ter certo prestígio entre críticos musicais/esportivos, mas, embora famosa na Inglaterra, fora do país ninguém conhece. Resumindo, é uma banda simpática.

São Paulo = Queen
A banda já foi eleita a melhor do mundo uma quantidade razoável de vezes. No entanto, mesmo com grande sucesso e feitos históricos, o que chama grande atenção no grupo é uma tendência um tanto quanto afeminada, não se sabendo exatamente se é elegância ou uma atitude bambi de ser.

Santos = Beatles
Na década de 60, o conjunto era talvez o melhor que já existiu. Teve confrontos lendários contra os Rolling Stones/Botafogo - mas normalmente levava a melhor. Enquanto metade da banda já se foi, os Stones estão na ativa até hoje. Essa único ponto em favor do Botafogo talvez explique sua vitória em 95. Mas de vez em quando lançam algum som remasterizado ou algum achado historico, que so aparecem por um tempo tb, logo logo somem.

Palmeiras = Aerosmith
Muito sucesso no passado, depois ficou de lado por um bom tempo. Daí fez uma parceria com a Parmalat-Run–DMC e voltou ao destaque, se mantendo nele por um tempo. Chegou até perto do topo do mundo, mas não teve sorte. Agora voltou a ficar de lado.

Corinthians = Linkin Park
Embora nunca tenha conseguido nenhum grande feito em sua história, tem uma legião de fãs, fiéis e chatos. Ao mesmo tempo, tem uma quantidade enorme de gente que odeia. Talvez a única vez que consiga ser o melhor do mundo seja em mundiais fajutos como o de 2000 mesmo.

Atlético-MG = Pink Floyd
Teve seu auge na década de 70 e foi pioneiro no Rock Progressivo (tal qual Galo foi o primeiro campeão brasileiro). Embora tenha saído da grande mídia por um bom tempo continua amado e idolatrado, inclusive pelas novas gerações que nunca os viram tocar. Os bastidores da banda sempre foram complicados levando à inevitável separação do grupo. No galo os problemas de bastidores levou o time a acumular uma dívida gigantesca e cair pra segundona. Os dois se assemelham também na multidão que arrastam em suas apresentações e com o mesmo som antigo ainda emplacam no sucesso.

Cruzeiro = Village People
Embora faça grande sucesso até hoje, sempre foi mais conhecido pelo apelo homessexual de seu estilo do que pela suas canções. Têm um grande feito em comum que estampam com muito orgulho, embora seja motivo de zombação para os demais, YMCA é a "triplice coroa".

---

e é claro que eu vou tomar a liberdade de completar a lista, defendendo o meu:

América-MG = Tom Zé
Apesar de sua longa e tradicional história, recheada de registros de qualidade ímpar, é injustamente desconhecido pela massa e muito maltratado pela grande mídia. Possui um talento especial para provocar e aguçar as mais diversas emoções no ser humano, passeando entre a alegria bem-humorada de quem não se leva tão à sério ("vá ser sério assim no inferno!") e o mais sincero e compungido sofrimento ("pra tanta dor, ninguém tem peito"). Quem conhece e gosta de Tom Zé/América reconhece logo seus iguais, e se sente parte de um grupo seleto de pessoas de bom gosto.

(nota: quebrei o padrão e inclui um representante da música brasileira única e exclusivamente pelo meu conhecimento insuficiente sobre bandas internacionais. tanto não foi bairrismo que, mesmo sendo fernando brant um ilustre americano, vade retro clube da esquina!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário