terça-feira, 6 de maio de 2008

Semifinais da Liga dos Campeões da UEFA

O texto a seguir é uma contribuição de um amigo do blogue traduzido porcamente por essa que vos escreve. O original, você confere aqui.


Então, 3 times ingleses nas semifinais e se o sorteio fosse mais favorável, teríamos 4. Mas a Inglaterra também falhou ao se classificar para a Euro2008, nesse verão. Seria isso uma prova de que existem estrangeiros demais jogando? Possivelmente. Seria devido à escolhas ruins de direção? Um pouco. Seria porque as categorias de base não são devidamente apoiadas? Um pouco. Os problemas estão aí para que todos vejam, no entanto, o fato de que entre os 3 times ingleses finalistas, você ainda consegue listar uma boa quantidade da seleção inglesa. Mesmo que não tenha jogado, Ben Foster do Manchester Utd, atualmente machucado, é apontado por muitos como integrante do esquadrão inglês num futuro próximo. Então, tem-se praticamente a defesa presente: Terry e Cole, do Chelsea, e Neville ou Brown e Ferdinand do Manchester Utd.. No meio de campo, podemos escolher entre Carrick, Hargreaves, Gerrard, Lampard e Joe Cole e na frente vamos com Rooney e Crouch. Assim sendo, muitos mais podem vir, mas grande parte da seleção vem desses 3 times. Confuso, certo? Sim, bastante;

Vamos lá, primeiro jogo entre Chelsea e Liverpool em Anfield foi tão apertado quanto todos imaginavam. O Liverpool queria levar a vantagem de 1x0 para Stamford Bridge, mas considerando-se que aconteceram 5 gols nas 7 partidas anteriores entre os dois times, parecia uma vantagem e tanto para o Liverpool. Entretanto, um ridículo gol contra de John Arne Riise deixou tudo igual e o gol fora de casa cera certamente uma vantagem pro Chelsea. A segunda partida em Chelsea foi diferente de todos os encontros dos dois times na história recente. Muito barulho foi feito por conta dos comentários do técnico do Liverpool, Rafael Benitiz, sobre a tendência à amarelada de Didier Drogba, atacante do Chelsea, assim sendo, era quase inevitável que o grandalhão da Costa do Marfim fizesse o primeiro gol, antes de correr para o banco de reservas provocar Benitiz. Chelsea 1x0. A liderança foi levada ao segundo tempo, quando a sensação do verão Fernando Torres assinou o empate que acabou levando o jogo à prorrogação. Aos 8 minutos, Sami Hypia comete penalidade favorecendo o Chelsea. Então surge Frank Lampard. Sua mãe havia falecido no dia anterior e ninguém esperava que ele aparecesse para jogar, sem contar a marra de de tirar a honra do batedor oficial, Michael Ballack Ter colhões para assumir o penalty foi um grande ato de confiança. Porque se ele errasse, poderia ter arruinado as chances de seu time chegar a uma final da UEFA pela primeira vez em sua história, da mesma forma que ter em sua mente, ainda fresca, a dor de ter perdido a mãe. A bravura emocional do rapaz foi um dos melhores exemplos na história do esporte. E ele colocou lá dentro.Vantagem para o Chelsea. Então, Drogba selou a vitória do Chelsea com uma finalização dura antes que Ryan Babel marcasse para intensificar a tensão no finzinho da prorrogação com Chelsea indo para sua primeira final com um resultado de 3x2 na partida, 4x3 no geral.

Manchester Utd x Barcelona era superestimado como sendo uma partida para os fãs da beleza do futebol. Também entrava na conta dos dois melhores jogadores do mundo se enfrentando: Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. O primeiro jogo em Barcelona era perigoso. Alex Ferguson ficou muito sábio com o tempo, mesmo não sendo bom de assistir, ele coloca em campo um Manchester Utd extremamente disciplinado, armado para parar o Barcelona e parece jogar da mesma maneira com a qual o Liverpool tradicionalmente jogaria em qualquer partida na Europa. O Barça pareceu ter perdido o diferencial, com o jogo terminando em 0x0, mesmo que o United tenha chegado à essa fase da competição 3 vezes nos últimos 5 anos com 0x0 nos primeiros jogos, então, estava tudo em jogo ainda. As pessoas esperavam um United mais natural no segundo jogo, mesmo que eles jogassem soltos, mas comedidos, com Jung Si-Park e Carlos Tevez ambos começando, mostrando um Utd bastante preocupado com com a linha de frente do Barça. Tevez em particular estava sensacional.. O aproveitamento deste homem era inacreditável. Literalmente, ele era a primeira linha de defesa e a pressão que ele colocou na defesa do Barcelona com a constante correria e afunilamento resultou em muitos passes ruins e bolas longas para o Barcelona e a conseqüente perda de posse. O United saiu à frente através de um espetacular esforço de Paul Scholes. Seu trabalho era mais de recuar e distribuir as bolas pela área esses tempos; sua média de gols despencou, mas suas performances certamente não. Messi estava ameaçador, mas Xavi e Iniesta pareciam incapazes de controlar a bola como haviam feito na primeira partida e o aí o Barça sofreu. Tecnicamente, eles estão do melhor lado do mundo quando em chamas, mas realmente faltou seu diferencial. Qualquer time com Thierry Henry e Eidur Gusjohnson no banco tem que ser especial, mas esses dois não conseguiram marcar nenhum gol enquanto Chelsea e United passaram de fase, para a primeira final inglesa da competição.

A final em Moscou, em apenas 2 semanas, será entre o bi-campeão Manchester United e debutante de final Chelsea. Nada mal para uma espera de 4 anos e quase £600m gastos, não é mesmo, Sêo Abramovich?

Espere mais e mais gente gritando que a Premiership é a melhor da Europa. Bem, não é. Os quatro melhores colocados na Primeirona Inglesa são melhores do que os 4 melhores de qualquer país na Europa, mas comparativamente com o resto da liga, são fraquinhos. Levando-se em conta que a força de uma liga deve ser julgada também pela qualidade dos que estão no meio da tabela e próximos ao rebaixamento. Nesse aspecto, a Espanha ganha sempre.

Adam Inch é inglês, tem 26 anos e torce pelo Plymouth Argyle

Nenhum comentário:

Postar um comentário