quinta-feira, 3 de abril de 2008

Será que será Série C?

(Ou: tentando entender essa barafunda!)

Antes de mais nada, eu quero deixar claro que sou absolutamente contra qualquer tipo de virada de mesa e mudança de regra com o campeonato em andamento. Não teria o menor orgulho em ver meu time ganhando nada dessa forma, eu quero ver é futebol! Mas, porém, contudo, todavia, entretanto... se a regra não é nada clara e essa confusão pode vir a nos beneficiar, há uma luz no fim do túnel e eu quero caminhar pra ela.

Coisa mas difícil do mundo é achar na Internet o regulamento da Série C do brasileiro. Não achei, mas juntando pedacinhos de notícias vindas de várias fontes nem sempre confiáveis e após ver ao menos uma declaração oficial do América, entendi que há uma chance de conseguirmos, ainda em 2008, uma vaga na competição – da qual caímos vertiginosa e vergonhosamente para o nada em 2007. Só que a Série C ainda* não é como as A e B, em que os times são todos definidos de acordo com a classificação no ano anterior. Não, a Série C ainda* é um embolado de nem sei quantos times de tudo quanto é lugar, definidos por tudo quanto é critério.

Olhem como a coisa é bem simples e organizada:

Minas Gerais tem X vagas (ainda não descobri ao certo se são 3 ou 4) garantidas na Série C. Uma delas é para o campeão ou o vice da Taça Minas Gerais de 2007 (o campeão podia escolher entre a terceirona e a Copa do Brasil, e o vice ia pra outra). O restante das vagas é distribuído de acordo com a classificação no módulo I em 2007. O Ituiutaba, campeão da Taça Minas Gerais, mui estupidamente escolheu disputar a Copa do Brasil (da qual evidentemente já foi eliminado na primeira rodada). Assim, o vice Tupi conquistou seu lugar ao sol na elite da terceira divisão do futebol brasileiro. Falta ainda definir os times que virão do Estadual.

Como o América em 2007 teve a manha de ficar em terceiro na Taça MG, ser rebaixado da Série C e ainda cair pro Módulo II do Mineiro, ficou sem qualquer chance de disputar alguma competição nacional em 2008, certo? ARRÁ!!! NÃO! Graças à abundante inteligência de quem bolou esse belíssimo regulamento, tudo pode acontecer! Isso porque parece que simplesmente não foi especificado o quê acontece caso um dos classificados pelo Estadual vir a ser o mesmo time que levou a vaga na Taça Minas Gerais, o que é exatamente a situação atual, com o Tupi na vice-liderança.

Daí, o que acontece? O Tupi vai pelo Módulo I e o América herda – com uma boa rima – a vaga abandonada na Taça MG? Ou o Tupi fica com a vaga que já tinha pela Taça MG e cede a vaga pelo Módulo I para o próximo da fila?

Mas não ligue agora, porque tem mais! Segundo nosso presidente Antônio Bait'Azar, "o regulamento da Série C estabelece que, com exceção dos clubes que disputam as Série A e B da competição nacional, o outro campeão regional tem vaga garantida na terceira divisão". Como assim Bial? "O outro" já pressupõe que tem só mais um, se Atlético, Cruzeiro e Ipatinga já estão numa melhor, por quê só nessa semana o América descobriu que pode jogar ainda este ano? O que a diretoria estava fazendo até semana passada que não viu isso? Será que eu vou ter que bolar um workshop pra dirigente também?

Façamos nossas apostas, ou nossas mandingas, que essa história ainda não tá definida. A única conclusão que tiro agora é que regulamentos de campeonatos futebolísticos podem se juntar às leis e às salsichas no grupo daquelas coisas que é melhor a gente nem querer imaginar como é que são feitas.

* Tudo indica que em 2009 será mesmo criada a Série D, nos moldes da atual Série C, enquanto essa passa a contar só com 20 clubes e o mesmo esquema das superiores. Eu apóio! O Brasil é grande pra caralho e é massa dar mais chances pros times novos e/ou pequenos e/ou desconhecidos jogarem e aparecerem (Meu medo é só o América surtar em querer colecionar títulos do alfabeto inteiro). Isso também é bom pra nós, pois a proposta de formação da nova e enxuta Série C contempla os 10 times melhores colocados no ranking da CBF, e pelo menos pra isso serve ter tradição...

***

Hoje tem check-up cardíaco de novo. Tomara que eu ache uma rádio onláine de Berlândia, pq ficar esperando notícias ouvindo a Itatibosta endeusar a bicharada não vai rolar MESMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário